3
1
PATROCINADO

Aliança Democrática vence eleições legislativas e ‘empurra’ PS para a oposição. Chega faz história ao eleger 48 deputados

Sebastião Garricha
11/3/2024
1
2
Foto:
DR

O Partido Socialista teve maioria parlamentar em 2022, quando elegeu 120 deputados. Nas eleições deste domingo, 10, de Março, o então partido governante elegeu 77 deputados.

A Aliança Democrática (AD) venceu as eleições legislativas em Portugal com margem mínima de 31,36% face aos 29,07% dos votos obtidos pelo Partido Socialista (PS), segundo projecções publicadas hoje, 11 de Março, pela CNN. 

A coligação que tem Luís Montenegro ao leme conseguiu eleger 79 deputados à Assembleia da República de Portugal, mais dois do que os 77 eleitos pelo PS, que ‘caiu’ para a oposição.

Para além dos ‘gigantes’, o grande destaque do pleito foi o Chega, que obteve 19,31% dos votos dos portugueses. Assim, o partido liderado por António Ventura conseguiu dar uma volta inédita, saindo de 12 deputados eleitos em 2022 para 48 saídos das eleições de domingo, 10 de Março.

Aliás, considerado como o grande vencedor das eleições, o partido de extrema-direita portuguesa declarou-se disponível para integrar o governo com a Aliança Democrática.

"E a vontade dos portugueses foi clara. A AD pediu uma maioria absoluta e ficou longe disso. O PS também. O Chega pediu para se tornar uma peça central no sistema político e alcançou esse resultado. Portugueses e portuguesas o nosso mandato é governar Portugal nos próximos quatro anos", declarou Ventura.