3
1
PATROCINADO

Angola tem nível médio-alto de risco de crimes de branqueamento de capitais

Ladislau Neves Francisco
11/7/2022
1
2
Foto:
DR

O relatório da UIF diz que existem no país infracções subjacentes e importantes que geram proveitos substanciais, e que podem ser utilizados na prática de crimes de Branqueamento de Capitais.

O Relatório da Unidade de Informação Financeira (UIF) dá conta que Angola regista um risco de nível Médio-Alto (MA) para prática de crimes de branqueamento de capitais.

Segundo o documento a que a E&M teve acesso, existem no país infracções subjacentes e importantes que geram proveitos substanciais, e que podem ser utilizados na prática de crimes de Branqueamento de Capitais.

O documento refere ainda, que a vulnerabilidade de Branqueamento de Capitais, ao nível nacional, é igualmente considerada média-alta, tendo em conta a ineficiência do sistema nacional de combate ao mesmo e ao baixo nível de cumprimento das medidas ABC (de combate ao branqueamento de capitais) por parte das entidades sujeitas e seus respectivos órgãos de regulação e supervisão.  

Entre as preocupações, o tráfico de drogas, o tráfico de pedras preciosas, a corrupção e o peculato são actividades que, por um lado, registam poucos casos a serem investigados e por outro, refere o documento, abrem porta para a prática de branqueamento de capitais.