3
1
PATROCINADO

‘Atitude’, programa de cunho angolano, chega à 'tv' moçambicana

Victória Maviluka
28/2/2024
1
2
Foto:
DR

Direcção de Programas da Televisão Pública de Moçambique considerou a iniciativa “louvável”, que irá “enriquecer cultural e socialmente” a juventude de todo o continente.

‘Atitude’, um programa de entrevistas de iniciativa e produção angolana, vai estrear-se, em Março próximo, na televisão moçambicana, através da TVM (Televisão Pública de Moçambique), apurou o E&M.

O programa, conhecido na sua primeira temporada como ‘Footprint - Deixe a tua marca’, estreou-se, em Novembro de 2023, na Televisão Pública de Angola (TPA), canal que “continuará a emitir com regularidade”, refere um comunicado a que esta revista teve acesso.

Criado para motivar e inspirar a juventude africana e patrocinado pela Cabship, o ‘Atitude’, acrescenta a nota, é uma produção da KL Films e a sua equipa de produção tem como missão identificar africanos dentro e fora do continente, bem como seus descendentes com “mentes brilhantes” para que, na primeira pessoa, passem a sua experiência e percurso profissional com a finalidade de inspirar e motivar as novas gerações.

“Nós estamos preocupados com os jovens africanos que actualmente têm como referência personalidades de fora do continente. Existem muitos africanos com mentes brilhantes, que estão a fazer obras espectaculares”, refere Kennedy Luís, apresentador do programa e CEO da KL Films, citado no documento.

Floriberto Fernandes, director de Programas da TVM, considerou a iniciativa “louvável”, que irá “enriquecer cultural e socialmente” a juventude de todo o continente.

Pelo programa, realça o comunicado, já passaram nomes como Nondumiso Picashe, a primeira mulher africana a ter uma marca de vinhos; Bruno Pegado, o primeiro angolano a ter uma marca própria de carros e Dama do Bling, artista moçambicana que, além de rapper, é advogada.

O documento acrescenta que, na Namíbia, o programa “Atitude”  (Footprint) conversou com a cantora Lioness e as empresárias Diana Namases e Julia Boss Lady, esta última uma empresária do ramo do entretenimento responsável por trazer para África muitos cantores norte-americanos da actualidade e apontada como a pessoa que impulsionou a carreira de Cabo Snoop em vários países africanos e facilitou o contato entre o Gerilson Insrael e o nigeriano Rema.

Além do formato de programa de televisão, feito por jovens e para jovens de toda a África, mostrando o percurso profissional, e não só, de algumas figuras capazes de serem referência, o programa ‘Atitude’ (Footprint), hoje, apresenta-se como um movimento, assinala a nota.