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Banco etíope registou falha, clientes correram para levantamentos e transferências, mas 80% do valor já foi recuperado

Victória Maviluka
29/3/2024
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Foto:
DR

Problema técnico foi causado por uma actualização e inspecção de rotina do sistema e não por um ataque cibernético.

O Banco Comercial da Etiópia, maior instituição bancária do país, recuperou 80% dos valores que foram retirados e transferidos ilegalmente por clientes, após uma falha no sistema técnico do banco, registada a 16 de Março deste ano.

A falha permitiu aos clientes retirar mais valores das suas contas, tendo outros optado por fazer transferências de forma digital. 

O valor perdido foi avaliado inicialmente em 40 milhões de dólares, coincidentemente o mesmo número em relação ao universo de clientes da base de dados do banco.

O problema foi causado por uma "actualização e inspecção de rotina do sistema”, e não por um ataque cibernético, explicou, em comunicado, a instituição bancária.

Reportou que cerca de 15 mil pessoas devolveram voluntariamente fundos, total ou parcialmente, “adquiridos ilegalmente”. Entretanto, mais de 560 pessoas ainda não devolveram o dinheiro que retiraram ou transferiram das suas contas, aproveitando-se da falha no sistema.

De modo a pressionar quem se aproveitou ilegalmente da situação, o banco decidiu publicar, esta semana, os nomes e os detalhes das contas dos clientes visados, boa parte dos quais estudantes universitários.