O Banco Comercial da Etiópia, maior instituição bancária do país, recuperou 80% dos valores que foram retirados e transferidos ilegalmente por clientes, após uma falha no sistema técnico do banco, registada a 16 de Março deste ano.
A falha permitiu aos clientes retirar mais valores das suas contas, tendo outros optado por fazer transferências de forma digital.
O valor perdido foi avaliado inicialmente em 40 milhões de dólares, coincidentemente o mesmo número em relação ao universo de clientes da base de dados do banco.
O problema foi causado por uma "actualização e inspecção de rotina do sistema”, e não por um ataque cibernético, explicou, em comunicado, a instituição bancária.
Reportou que cerca de 15 mil pessoas devolveram voluntariamente fundos, total ou parcialmente, “adquiridos ilegalmente”. Entretanto, mais de 560 pessoas ainda não devolveram o dinheiro que retiraram ou transferiram das suas contas, aproveitando-se da falha no sistema.
De modo a pressionar quem se aproveitou ilegalmente da situação, o banco decidiu publicar, esta semana, os nomes e os detalhes das contas dos clientes visados, boa parte dos quais estudantes universitários.