3
1
PATROCINADO

Binance remove naira nigeriana e descontinua todos os serviços NGN

Sebastião Garricha
9/3/2024
1
2
Foto:

De acordo com a empresa, todos os pares que incluem o NGN seriam removidos e, até na sexta-feira, 8, qualquer saldo remanescente nas contas dos investidores seria automaticamente convertido para USDT.

A Binance anunciou a interrupção de todos os serviços relacionados ao Naira Nigeriano (NGN, na sigla em inglês) em sua plataforma, apurou a Economia & Mercado junto do seu site oficial. A decisão segue um aumento do escrutínio por parte dos reguladores daquele país africano.

De acordo com um comunicado oficial da empresa, todos os pares que incluem o NGN seriam removidos até quinta-feira, 7 de Março, e, na sexta-feira, 8, qualquer saldo remanescente em NGN nas contas dos investidores seria automaticamente convertido para USDT.

“Incentivamos os usuários a sacar seus NGN, negociar seus activos em NGN ou converter NGN para criptomoedas antes da interrupção desses serviços”, afirmou a Binance no seu site oficial.

Pelo que constatou a E&M, a decisão surge em meio a investigações das autoridades regulatórias nigerianas, que questionam a legalidade da operação da Binance no país.

Dados à disposição da E&M revelam que a Binance, acusada por milhões de nigerianos para transações peer-to-peer, P2P e vários outros fins comerciais, já havia sido incriminada pelo governo nigeriano de manipular a taxa de câmbio da naira por meio de especulação monetária e fixação de taxas. Além disso, em fevereiro deste ano, dois executivos da Binance teriam sido detidos temporariamente como parte de outra investigação.

De acordo com o jornal nigeriano The Punch, a Comissão de Crimes Financeiros da Câmara dos Deputados chegou a convocar o CEO da Binance, Richard Teng, para depor, a fim de esclarecer as investigações relacionadas com a suposta lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

O Governador do Banco Central da Nigéria (CBN), Olayemi Cardoso, no final de uma recente reunião do Comité de Política Monetária realizada em Abuja, teria dito aos jornalistas que cerca de 26 mil milhões de dólares fluíram através da Binance Nigéria no ano passado.

Comunicado da Binance

Enquanto a controvérsia persiste, em comunicado, a Binance aconselhou seus usuários a retirar todos os seus activos naira nigeriana (NGN), negociá-los ou convertê-los em criptografia.

“Isto afecta apenas os serviços NGN; você pode continuar a usar serviços e produtos para outras criptomoedas disponíveis. A Binance não aceitará depósitos de NGN após 05/03/2024 às 14:00 (UTC). A Binance Auto-Invest removerá NGN após 06/03/2024 às 03:00 (UTC). A Binance removerá NGN da lista de opções de pagamento suportadas no Binance Pay às 03:00 do dia 06/03/2024 (UTC)”, lê-se no seu site.

Prosseguindo, a Binance avisou que os pares de negociação à vista de NGN (ou seja, BTC/NGN e USDT/NGN) seriam removidos na quinta-feira, 7 de Março, às 03:00 (UTC), sendo que as retiradas de NGN não seriam suportadas após às 06:00 do dia 8 de Março(UTC).

“A Binance converterá quaisquer saldos NGN restantes nas carteiras Spot e Funding dos usuários em USDT em nome dos usuários em uma proporção de 1 USDT = 1.515,13 NGN após 08/03/2024 às 08:00 (UTC)”, descreve o comunicado.

Para além disso, a Binance sublinhou que “a taxa de conversão é calculada com base no preço médio de fechamento do par de negociação USDT/NGN na Binance Spot nos últimos sete dias” e que “a conversão pode levar aproximadamente 24 horas ou mais. 

“Os tokens USDT serão creditados nas carteiras Spot dos usuários depois disso, e os usuários podem confirmar o recebimento dos tokens por meio da página Histórico de conversões”, anotou a Binance, advertindo que se os usuários mantivessem menos de 0,00000001 USDT em NGN em suas carteiras Spot e Funding, cada um receberia 0,00000001 USDT em suas carteiras Spot após a conversão.