3
1
PATROCINADO

BNA põe em circulação 163 mil milhões Kz em notas de cinco mil

Andrade Lino
20/3/2024
1
2
Foto:
Andrade Lino

A nota de cinco mil terá elementos de segurança aprimorados. A máscara Bacama terá os tons mais fortes e com uma maior visibilidade de mudança de cor ao inclinar a nota.

O Banco Nacional de Angola (BNA) emitiu 33 milhões de notas da denominação de Cinco Mil Kwanzas, para repor o stock de notas inutilizadas e destruídas, informou o director do Departamento do Meio Circulante da instituição, Sebastião Banganga.

Com um investimento orçado em 1,6 milhões USD, as novas notas no montante de 165 mil milhões Kz (equivalente a 196,4 milhões USD) circularão no circuito financeiro em concomitância com as notas emitidas em Abril de 2020.

Banganga adverte as notas novas e velhas deverão ser aceites por todos. “Como sabem, nos termos da Lei 7/20, de 30 de Março, o Banco Nacional de Angola foi autorizado a emitir e a pôr em circulação notas da série 2020. De lá para cá nós temos colocado em circulação notas nas denominações de 200, 500, 1000, 2.000 e 5000”.

Elementos de segurança

No âmbito da própria gestão do meio circulante o BNA decidiu reforçar a produção de notas da denominação de 5.000 kz e melhorar alguns dos elementos de segurança.

A nota de cinco mil terá elementos de segurança aprimorados. A máscara Bacama terá os tons mais fortes e com uma maior visibilidade de mudança de cor ao inclinar a nota.

Quanto ao filete, contrariamente ao modelo sobreposto, a nova nota conta com o modelo entrelaçado.

“Para além disso, vamos reparar que na nota da emissão de Novembro de 2023, que entrará brevemente em circulação, temos os micro textos nas notas muito mais visíveis, além de, também, uma melhor percepção táctil ao tocar em algumas partes da nota, mormente nas palavras BNA e no numeral da nota”, aclara.

Sem data oficial para a entrada em circulação, Banganga tranquiliza que se trata de um processo normal de reposição do stock, que compete ao BNA enquanto órgão emissor e gestor do meio circulante, produtor de notas e moedas para satisfazer as exigências do mercado.