3
1
PATROCINADO

Elevar a produtividade através de relações de trabalho inovadoras

EdicenterLab
26/1/2024
1
2
Foto:
DR

Em 2021 a HP comprometeu-se a acelerar a equidade digital para 150 milhões de pessoas até 2030.

O Índice de Relação de Trabalho, um estudo da HP com mais de 15.500 pessoas em 12 países, indica que 58% dos trabalhadores pesquisados reconhecem um aumento nas suas expectativas em relação à sua relação com trabalho nos últimos anos. E 57% tem expectativas mais elevadas sobre como devem ser tratados no local de trabalho.

No que concerne à produtividade e moral da equipa, mais de um terço (39%) dos trabalhadores dizem que se desligam do trabalho quando a relação é prejudicial com as chefias, e um número semelhante (38%) sente-se desconectado da sua organização. Por outro lado, as relações de trabalho positivas expressam confiança nas intenções dos seus líderes seniores em 66%. O certo é que um bom ambiente de trabalho, com conexões fortes, claras e estratégias bem definidas, repercute no desempenho geral da organização. No estudo destacam-se 6 factores que contribuem para uma relação de trabalho positiva:

SATISFAÇÃO: propósito, significado e capacitação são importantes.

LIDERANÇA: empatia e ligação emocional são as características premium dos líderes séniores.

FOCO NAS PESSOAS: processos de tomada de decisão que priorizem o bem-estar das pessoas.

COMPETÊNCIAS: oportunidades de formação e desenvolvimento de know-how.

ESPAÇO DE TRABALHO: ambiente de trabalho híbrido, que permita fazer as suas funções de várias localizações.

FERRAMENTAS: os colaboradores querem ter uma palavra a dizer na tecnologia e ferramentas que o empregador disponibiliza.

Nesta senda, a HP prima por oferecer e desenvolver ferramentas (produtos) que auxiliem e facilitem as organizações a ir ao encontro das expectativas, quer de negócio, quer laborais. Para efeito, esforça-se para disponibilizar produtos e aplicações que promovam e possibilitem o trabalho híbrido, assim como competências, tudo para estabelecer equidade digital em todos os seus mercados. Acreditanto no poder equalizador da tecnologia, a HP trabalha com a forte intenção de oferecer acesso a hardware, conectividade, literacia digital e conteúdo de qualidade, e relevante, para abordar holisticamente a divisão digital.

Na área social, a HP esforça-se por acelerar o acesso equitativo à educação, aos cuidados de saúde e às oportunidades económicas àqueles que são tradicionalmente excluídos, para que possam participar e prosperar numa economia digital. E foi por todo o trabalho desenvolvido que a Equipa de Impacto Social da HP teve a honra de ser nomeada Equipa do Ano pela revista TIME, um pequeno reconhecimento atribuído pela primeira vez a “uma empresa cujo compromisso com a comunicação, colaboração e inovação teve um impacto significativo no mundo”.

Metas de impacto sustentável HP: Equidade Digital

Foi no início de 2021 que a HP se comprometeu a acelerar a equidade digital para 150 milhões de pessoas até 2030 e a viabilizar melhores resultados de aprendizagem para 100 milhões de pessoas até 2025, a partir do início de 2015. Segundo dados da organização, em 2022 deu-se uma aceleração da equidade digital para 21,3 milhões de pessoas, assim como 103,9 milhões de estudantes e alunos adultos se beneficiaram dos programas e soluções educacionais da HP que promovem aprendizagem de qualidade e a alfabetização digital e viabilizam melhores resultados desde o início de 2015 (incluindo 30 milhões em 2022).