3
1
PATROCINADO

Índice PCE dos EUA acelera 0,2 pontos percentuais

Sebastião Garricha
4/3/2024
1
2
Foto:
DR

Os principais índices bolsistas norte-americanos terminaram a sessão de quinta-feira, 29 de Fevereiro, em terreno positivo, impulsionados pela divulgação do índice PCE.

O Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) nos EUA aumentou 0,3% no mês de Janeiro de 2024, o que representa uma aceleração de 0,2 pontos percentuais (p.p.) em linha com o esperado pelo mercado. 

Segundo a Bloomberg, o desempenho do índice PCE foi impulsionado pelo aumento nos preços dos serviços em 0,6%, para além da redução de 0,2% nos preços dos bens.

O PCE core, medida de inflação preferida pela Reserva Federal, aumentou 0,4%, o maior crescimento desde Fevereiro de 2023. Em termos homólogos, o PCE core abrandou ao passar de 2,9% em Dezembro para 2,8% em Janeiro, segundo cálculos da Bloomberg.

Com a divulgação deste resultados, os principais índices bolsistas norte-americanos terminaram a sessão de quinta-feira, 29 de Fevereiro, em terreno positivo, embora ainda em nível baixo, como tem sido observado nos últimos meses.

Déficit comercial nos EUA

Paralelamente ao crescimento do índice PCE, a Bloomberg, citada pelo Banco Millennium Atlântico, divulgou, também, dados sobre o défice comercial dos EUA, que aumentou ao passar de 87,89 mil milhões de dólares no mês de Dezembro para 90,20 mil milhões de dólares em Janeiro, o maior nível desde Julho de 2023. 

Os dados consultados pela E&M indicam que a performance foi influenciada pelo aumento das importações em 1,1%, o que terá suplantado o aumento das exportações em 0,2%. 

Destaca, também, que o aumento das importações resultou do incremento nas importações de veículos (+5,1%), bens de capital (+4,2%) e outros bens (+3,4%).