3
1

Inflação na Zona Euro segue em alta com novo recorde de 8,6% em Junho

Domingos Amaro
1
2
Foto:
DR

Os números superaram as expectativas do mercado sobre o argumento para a qual, a primeira alta de juros, em 11 anos, do Banco Central Europeu (BCE) seria de 8,4% apenas no mês de Julho.

A taxa de inflação anual na Zona Euro aumentou para um novo recorde de 8,6% em Junho de 2022, contra os 8,1% em Maio, segundo os dados preliminares da Eurostat a que a E&M teve acesso.

Os números superaram as expectativas do mercado sobre o argumento para a qual, a primeira alta de juros, em 11 anos, do Banco Central Europeu (BCE) seria de 8,4% apenas em Julho.

Os preços da energia continuaram a acelerar (41,9%, contra os  39,1% em Maio), a classe da alimentação, álcool e tabaco (8,9% vs 7,5%), bens industriais não energéticos (4,3% vs 4,2%), mas abrandou ligeiramente nos serviços (3,4% vs 3,5%).

Excluindo a energia, a inflação também aumentou de 4,6% para 5%, mas o núcleo do índice que exclui os custos de energia, alimentos, álcool e tabaco caiu para 3,7% contra os 3,8% em Maio.

Ainda em relação ao mês anterior, os preços ao consumidor subiram 0,8%, sendo a mesma proporção de aumento em relação a Maio, mas os serviços diminuíram ligeiramente para os serviços.