3
1
PATROCINADO

MPLA deve formar governo, mas tem piores resultados eleitorais desde 1992

Ladislau Neves Francisco
30/8/2022
1
2
Foto:
DR

Contados os votos e feitos os cálculos que transformam os mesmos assentos, eis que o MPLA deve formar governo com o alerta de ter a UNITA, maior partido na oposição mais próximo que nunca antes teve.

Os 51,17% (124 deputados) obtidos pelo MPLA nas eleições de 24 de Agosto, permitem que uma vez mais, o maior partido do país forme governo, mas também dizem que o povo está no limite da paciência, pois estes são os piores resultados da história eleitoral do partido, levando a que, apesar da possibilidade de comandar os destinos do país por mais cinco anos, o MPLA seja um dos derrotados neste pleito que agora terminou.

Questionado por um jornalista, João Lourenço minimizou dizendo que os resultados são semelhantes aos de 1992, mas são mesmo os piores resultados, já que naquelas eleições o MPLA obteve 53,7% dos votos, portanto mais de 2 (p.p) acima dos resultados das recentes eleições.

Por outro lado, a UNITA com os 43,95% (90 deputados) dos votos, é o maior vencedor do pleito. Obteve o seu maior e melhor resultado de sempre, e cimentou a forte ideia de crescimento de eleições em eleições. É bem verdade que o partido do galo negro não está satisfeito com os resultados obtidos, mas não há dúvidas, são os melhores jamais obtidos pela UNITA, e permitem mesmo que possam traçar vir a ser governo já nas próximas, que devem acontecer em 2027.

Na lista dos vencedores das Eleições de 24 de Agosto junta-se o PHA que do nada obteve dois deputados, bem como os partidos FNLA e PRS que aumentaram a sua presença no parlamento, de um para dois deputados, cada.

Em sentido inverso, juntam-se ao MPLA na lista de maiores derrotados, a CASA-CE, que de 16 deputados, passa a ter zero e portanto, desaparecerá do parlamento, bem como os partidos APN e P-NJANGO que também não conseguiram 1% dos votos e consequentemente não conseguem qualquer assento no parlamento.