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O futuro do trabalho depende do departamento de TI

EdicenterLab
11/12/2023
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Foto:
DR

A tecnologia continua a ser um dos principais motores da flexibilidade que o negócio exige em momentos de imprevisibilidade e, por tal, deve potenciar as soluções e experiências.

A evolução dos mercados tem demonstrado que líderes e gestores precisam de manter uma força de trabalho distribuída, conectada e segura, tal como necessitam das ferramentas apropriadas para promover a produtividade e colaboração contínua dos colaboradores, mantendo as equipas motivadas e saudáveis. Muitos recorrem às novas tecnologias na procura de soluções para garantir que negócios, e colaboradores, estão capacitados para prosperar neste contexto.

Para as equipas de TI, as abordagens do passado para gestão e suporte de dispositivos pessoais, não são flexíveis ou proactivos o suficiente para atender as necessidades dos colaboradores em trabalho remoto. Veja-se, por exemplo, o suporte a dispositivos no escritório e a gestão de incidentes que já foram considerados processos comprovados, mas agora revelam-se lentos e reactivos, assim como as soluções tradicionais, como conexões VPN, são agora usadas excessivamente, tornando-se menos confiáveis e instáveis.

Até mesmo os processos há muito consolidados para entregar um PC a um colaborador estão a ser desafiados, porque agora de revelam lentos, inflexíveis e complexos. Igualmente, hoje locais e estilos de trabalho imprevisíveis são também um pesadelo para a segurança, criando vulnerabilidades adicionais às crescentes ameaças diárias. Agentes maliciosos atacam uma linha de defesa já reduzida, fora dos firewalls corporativos, enquanto se tornou mais difícil garantir a instalação de patches e actualizações de software. Constata-se assim que a maioria dos departamentos de TI não tem recursos para suportar, permanentemente, uma força de trabalho amplamente distribuída. E ainda que as limitações dos sistemas legados (desactualizados) possam ser descritas e bem compreendidas, não podem simplesmente ser ultrapassadas da noite para o dia, pelo que as novas formas de trabalho exigem tecnologias e arquitecturas modernas.

Como facilitar o trabalho dos departamentos de IT?

Com base na recolha de dados de telemetria em mais de 26 milhões de dispositivos, a HP consegue informações do mundo real sobre a melhor forma de utilização dos seus dispositivos. Esse conhecimento pode estar à disposição de departamento de TI para eliminar as suposições sobre as iniciativas de transição para arquitecturas modernas de TI e para criar experiências de computação seguras, confiáveis e intuitivas para forças de trabalho híbridas.

Note-se que, através da solução HP Adaptive Endpoint Management,  totalmente gerida por especialistas em serviços HP, que constitui um serviço de gestão unificada de endpoints, sejam Windows, Android ou iOS, é possível acelerar a migração da gestão de equipamentos e aplicações para a nuvem ou proporcionar aos colaboradores uma experiência de configuração simplificada a partir da nuvem, apenas com a supervisão do departamento de TI. Esta é uma solução que proporciona uma protecção elevada do parque informático, sempre activa e sempre actualizada, em que especialistas de assistência HP asseguram o fornecimento de actualizações para software, firmware e múltiplos sistemas operativos.

É possivel também, através de ferramentas digitais baseadas na nuvem, como o HP Proactive Insights Experience Manager, que colecta dados de telemetria relativos ao desempenho de dispositivos e aplicações e fornece recomendações sobre possíveis optimizações, o que ajuda os gestores de TI a medir o pulso sobre a satisfação dos colaboradores com as soluções tecnológicas e, em particular, com os dispositivos pessoais que as organizações lhes proporcionam.