3
1
PATROCINADO

Produção industrial da China sobe 7% nos primeiros meses do ano

Sebastião Garricha
18/3/2024
1
2
Foto:
DR

Em termos gerais, o crescimento acelerou 0,2 ponto percentual em relação a Dezembro de 2023. Numa base mensal, a produção industrial aumentou 0,56% em Fevereiro ante o mês anterior.

A produção industrial da China acelerou nos primeiros dois meses de 2024, acompanhada por um crescimento mais rápido nos sectores de manufatura de alta tecnologia e fabricação de bens de consumo, segundo notícia publicada, hoje, dia 18 de Março, pela revista Xinhua.

De acordo com o seu Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), citado pela Xinhua, a produção industrial de valor agregado da China, um importante indicador económico, cresceu 7% no primeiro bimestre do ano.

Em termos gerais, o crescimento acelerou em 0,2 ponto percentual (p.p) em relação a dezembro de 2023. Numa base mensal, a produção industrial aumentou 0,56% em Fevereiro ante o mês anterior.

Comentando os dados industriais, Liu Aihua, porta-voz do DNE, enfatizou o aumento notável nos sectores de manufactura de alta tecnologia e fabricação de bens de consumo.

A manufactura de alta tecnologia registou um crescimento anual de 7,5% na produção industrial no período de Janeiro a Fevereiro, subindo 1,1 ponto percentual em relação a Dezembro de 2023. O número relatou uma expansão acelerada para o terceiro mês consecutivo, de acordo com Liu, citado pela Xinhua.

Durante o mesmo período, o sector de fabricação de bens de consumo viu sua produção industrial de valor agregado saltando 4,7% em termos anuais, acelerando 4,4 pontos percentuais ante Dezembro de 2023, acrescentou ela.