3
1
PATROCINADO

Receita fiscal da China recua 2,3% nos primeiros dois meses de 2024

Sebastião Garricha
22/3/2024
1
2
Foto:
DR

Os dados mostraram que o governo central arrecadou 291,8 bilhões de dólares em receita fiscal, queda anual de 4,8%, enquanto os governos locais arrecadaram 2,39 trilhões de yuans (moeda chinesa).

A receita fiscal da China caiu 2,3% ano a ano no período de janeiro a fevereiro, mas subiu 2,5% após ajuste em base comparável, mostram os dados oficiais divulgados nesta quinta-feira, 21 de Março.

Em colectiva de imprensa, o vice-ministro das Finanças da China, Liao Min, atribuiu a diminuição da receita fiscal a uma base comparativa mais elevada no mesmo período do ano passado e aos incentivos na forma de redução de impostos e taxas do país para apoiar as empresas, segundo notícia publicada pela Xinhua.

Os dados mostraram que o governo central arrecadou 291,8 bilhões de dólares em receita fiscal, queda anual de 4,8%, enquanto os governos locais arrecadaram 2,39 trilhões de yuans (moeda chinesa), inalterados em relação ao ano passado, de acordo com o ministério.

Desse total, diz a Xinhua, a receita procedente de impostos fixou-se em 3,78 trilhões de yuans no período de Janeiro a Fevereiro, registando queda anual de 4%. A despesa fiscal do ‘gigante’ asiático expandiu 6,7% durante o período, respondendo por 15,3% do orçamento anual do país, disse Liao.

De acordo com o governante, mais gastos foram direcionados para sectores como aumento do emprego, educação, serviços comunitários urbanos e rurais e agricultura, silvicultura, conservação de água e transporte.