3
1
PATROCINADO

Reservas estrangeiras da Nigéria caem mil milhões de dólares em 18 dias

Sebastião Garricha
9/4/2024
1
2
Foto:
DR

Antes do declínio, as reservas cambiais da Nigéria tinham crescido a um ritmo constante, atingindo um pico de 43 dias, e registaram aumento no valor de 1,28 mil milhões de dólares.

As reservas externas da Nigéria diminuíram nas últimas duas semanas, caindo quase 1,02 mil milhões de dólares em 18 dias, apesar do esforço do Banco Central da Nigéria para aumentar o valor da sua moeda local, o Naira.

De acordo com o The Punch, que cita o Banco Central da Nigéria, as reservas cambiais caíram de 34,45 mil milhões de dólares, em 3 de Abril, para 33,50 mil milhões de dólares, actualmente.

“O CBN tem intervindo activamente no mercado cambial para apoiar a naira, que tem enfrentado a pressão de vários factores económicos. Estas intervenções envolvem frequentemente a venda de dólares para manter a liquidez no mercado, uma estratégia que provavelmente contribuiu para a diminuição das reservas cambiais”, lê-se no relatório do Punch.

Além disso, acrescenta que durante os 18 dias em análise, o Banco Central da Nigéria fez dois anúncios significativos. “Declarou a liquidação completa da carteira cambial válida e facilitou a venda de divisas aos operadores do Bureau De Change na Nigéria a uma taxa de câmbio de N1.251/$1”, acrescenta.

Antes do declínio, as reservas cambiais da Nigéria tinham crescido a um ritmo constante, atingindo um pico de 43 dias, que durou de 5 de fevereiro a 18 de março de 2024, e registou um aumento de valor de 1,28 mil milhões de dólares.

O aumento, de acordo com o Banco Central, foi resultado do aumento das remessas da diáspora, bem como da confiança dos investidores, o que, por sua vez, aumentou a quantidade de investimentos estrangeiros que a Nigéria recebe.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou que a conta financeira da Nigéria enfrentaria dificuldades até 2024-2025 devido à falta de novas emissões de Euro-obrigações, reembolsos significativos de fundos correntes e Euro-obrigações, totalizando 3,5 mil milhões de dólares e saídas de carteira contínuas.