3
1
PATROCINADO

BNA reduz taxa de juros de referência em 0,5 pontos percentuais de 20% para 19,5%

Domingos Amaro
26/9/2022
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

O CPM reduziu a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez de 23% para 21%. Por outro lado, decidiu manter a taxa de Juro da facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 15%.

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu, esta segunda-feira (26), alterar a taxa básica de Juro (Taxa BNA) de 20% para 19,5%, cerca de 0,5 pontos percentuais a menos, devido à consistência do abrandamento da evolução de preços na economia nacional.

Adicionalmente, o CPM reduziu a taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez de 23% para 21%. Por outro lado, o BNA decidiu manter a taxa de Juro da facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 15%.

Segundo o Governador do banco central, além do ambiente interno, a decisão tomada teve em consideração o contexto externo e riscos inerentes, dada a exposição da economia angolana ao sector petrolífero e ao peso dos bens alimentares importados no cabaz de oferta ao mercado interno. “O Banco Nacional de Angola continuará a acompanhar de perto os desenvolvimentos internacionais mais impactantes sobre a nossa economia, de modo a poder actuar atempadamente caso a evolução justifique”, disse à imprensa José de Lima Massano.

 Ainda no plano nacional, prossegue o governador, os fundamentos macroeconómicos continuam animadores, sendo que sector externo da economia tem vindo a beneficiar da melhoria dos termos de troca, com a conta de bens a registar um saldo superavitário de 23,3 mil milhões de dólares norte-americanos em termos acumulados até Agosto de 2022, um aumento de 78,5% comparativamente a igual período de 2021. Este desempenho positivo, segundo José de Lima Massano, reflecte o aumento do valor das exportações em 67,8% que excedeu o crescimento de 49,2% observado nas importações.