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Comércio electrónico em fase embrionária

Cláudio Gomes
23/11/2020
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Foto:
ISTOCKPHOTO

O comércio electrónico encontra-se numa fase embrionária, particularmente no que se refere aos hábitos dos consumidores angolanos, afirmou, recentemente, o director-geral da Kubinga.

No entender do empresário Emerson Paim, cuja empresa assenta a sua actividade numa robusta plataforma que integra serviços de transporte e entregas, a mesma carência verifica-se em relação às infra-estruturas de telecomunicações, necessárias para o exercício da actividade económica sem grandes sobressaltos.

O gestor revelou que a Kubinga foi fortemente afectada pela pandemia da Covid-19. Até 22 de Março de 2020, informou Emerson Paim, a empresa registou um decréscimo drástico na sua actividade, que passou de 860 corridas por dia, para 220. Entretanto, o abrandamento das medidas restritivas na actual Situação de Calamidade Pública está a permitir a recuperação gradual da produtividade. De acordo com Emerson Paim, o actual contexto sanitário tem servido como aprendizagem.

A empresa antecipou a intensificação dos serviços de entregas, que eram marginais, para fazer frente à crise. E os resultados vão aparecendo. A Kubinga movimentou, no primeiro semestre de 2020, 426.000 dólares norte-americanos, mais 330.000 dólares do que no período homólogo. “Hoje, acreditamos que a Kubinga acaba por ter o potencial de servir todas as entidades de comércio convencional”, garantiu Emerson Paim, acrescentando que muitos empresários já o fizeram nesta fase de pandemia, devido a restrições de circulação.

O empreendedor lembrou que “a Kubinga assenta numa estrutura robusta que integra o serviço de boleias, entregas, carteira digital e marketplace. Tudo numa única aplicação. Ou seja, um ecossistema para apoiar a digitalização de actividades económicas com toda a logística integrada”.

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Embryonic electronic commerce

For Emerson Paim, general-manager of Kubinga, a company that bases its activity on a robust platform that integrates transport and delivery services, e-commerce is at an embryonic stage, particularly with regard to the habits of Angolan consumers.

According to the manager, the same shortage occurs in relation to the telecommunications infrastructures, necessary for the exercise of economic activity without major upsets.

The entrepreneur revealed that Kubinga was strongly affected by the Covid-19 pandemic. Until March 22, 2020, the company registered a drastic decrease in its activity, which went from 860 runs per day, to 220. Meanwhile, the easing of restrictive measures in the current Public Calamity situation is allowing a gradual recovery of productivity. According to Emerson Paim, the current public health context has served as a learning curve. The company anticipated the intensification of delivery services, which were marginal, to cope with the crisis. And the results are emerging. In the first half of 2020, Kubinga moved US$426,000, 330,000 more than in the same period in the previous year. “Today, we believe that Kubinga ends up having the potential to serve all conventional trade entities,” assured Emerson Paim, adding that many businessmen have already done so in this phase of the pandemic, due to restrictions to circulation.

The entrepreneur recalled that “Kubinga is based on a robust structure that integrates taxi service, deliveries, digital wallet and marketplace. All in a single application. That is, an ecosystem to support the digitalization of economic activities with all integrated logistics”.

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