3
1

Economia cresceu de forma desajustada

O especialista em gestão e planeamento, Zacarias Samba, afirmou que a economia angolana cresceu desajustadamente e deixou muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social e económica.

1
2
Cláudio Gomes
Fotografia
:
Carlos Aguiar
Cláudio Gomes

O também professor universitário considerou, em entrevista a Economia & Mercado (E&M), que tal situação podia ser evitada caso houvesse uma melhor distribuição da renda per capita a nível nacional. “A economia de Angola evoluiu bastante do ponto de vista quantitativo e não de forma qualitativa porque faltou justiça na divisão da renda, o que remeteu a maior parte da população para a miséria”, criticou Zacarias Samba.

Para o especialista, o mercado informal foi apenas uma porta de fuga encontrada pelas famílias para garantir a própria sobrevivência a partir da aquisição de produtos em grandes superfícies comerciais que sustentam a cadeia de distribuição nacional. "Fruto do contexto social e económico, as famílias tiveram de criar pequenos negócios para a sua sobrevivência que, por causa da burocracia e de outras dificuldades, foram permitidos pelo Governo”, destacou.

Leia mais na edição de Fevereiro de 2019

Economia & Mercado – Quem lê, sabe mais!

7