3
1
PATROCINADO

Exposição de títulos e valores mobiliários reduz 2 p.p no activo total da banca no segundo trimestre

Domingos Amaro
12/9/2022
1
2
Foto:
DR

Os depósitos dos clientes mantêm-se como a maior fonte de financiamento do sector, onde o passivo total do sector bancário, atingiu uma cifra de 14,91 biliões de Kz no período em análise.

No segundo trimestre de 2022, o activo do sector bancário totalizou 16,94 biliões de Kz, sendo que as aplicações em Títulos de Valores Mobiliários (TVM’s) representavam cerca de 1/3 do património total da banca, de acordo com o relatório de estabilidade financeira do Banco Nacional de Angola (BNA).

Esta exposição representa uma redução de 2,04 pontos percentuais, se comparado com o segundo trimestre de 2021, quando os títulos e valores mobiliários representavam 34,31% da estrutura do activo do sector bancário naquele período.

Por sua vez, os depósitos dos clientes mantêm-se como a maior fonte de financiamento do sector, onde o passivo total do sector bancário, atingiu uma cifra de 14,91 biliões de Kz no período em análise.

As estatísticas do BNA demonstram que a carteira de crédito totalizou 4,78 biliões de Kz, sendo que o crédito em moeda nacional representava 84,31% da carteira total, permanecendo concentrada no sector privado, nomeadamente, “Comércio por Grosso”, “Particulares” e “Construção”, perfazendo um peso agregado de 55,39%.