3
1
PATROCINADO

Faltam 48 activos para a conclusão do PROPRIV

Ladislau Neves Francisco
20/4/2022
1
2
Foto:
DR

Até agora o Programa de Privatizações (PROPRIV) conclui a privatização de 84 activos, resultando em 869,55 mil milhões Kwanzas de receitas para o tesouro nacional. Dos 132 activos faltam 48.

Os dados foram avançados pelo Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro (SEFT), Ottoniel dos Santos, que falava à imprensa no fim da 2ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional Interministerial responsável pela implementação do referido Programa (CNI-PROPRIV), orientada pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.  

Aquele responsável disse ainda que por hora, dos 132 activos previstos pelo programa de privatização, apenas 48 activos ainda não foram alienados, mas, deverão ser privatizados até ao fim do primeiro semestre do ano em curso.

Dos activos por privatizar, destacam-se os ligados ao sector financeiro, como o da ENSA, BAI e BODIVA. Os do sector das telecomunicações, como TV Cabo e a Multitel, bem como os do sector industrial, como são os casos dos activos da Zona Económica Especial (ZEE), Secil Lobito - Companhias de Cimentos do Lobito e Unidades Industriais do Universo CIF.

Ottoniel dos Santos sublinhou que os 84 activos privatizados geraram mais de 1700 postos de trabalho directos, distribuídos pelos sectores agricola, industrial e o dos têxteis. Sem esquecer os sectores imobiliário e do turismo que por meio das privatizações salvaguardaram 105 postos de trabalho existentes, perspetivando-se a criação de mais postos após o arranque das operações.