3
1

Quem é quem no mercado segurador nacional

Das 28 seguradoras que operam actualmente em Angola, as cinco maiores apresentam 77% da produção e as dez maiores representam 92% do volume de negócios, segundos dados oficiais.

1
2

A ENSA é a maior companhia com 34% de quota de mercado, estando a Saham em segundo lugar com 15,49%. A Fidelidade Angola, detida em 69% pela Fidelidade portuguesa, é a terceira maior seguradora do mercado, seguida pela Nossa, companhia pertencente ao Banco BAI. Depois aparece a Global, empresa lançada e detida por investidores angolanos.

Assim sendo, a empresa estatal (ENSA), que está em processo de privatização, detém um terço de um mercado com enorme potencial de crescimento. Com um volume de prémios emitidos, em 2019, de cerca de 63,7 mil milhões de kwanzas, é líder destacada entre as seguradoras no mercado nacional, com uma quota de 35,9% actualmente. Tem uma rede de distribuição de 32 agências distribuídas por todo o território nacional.

A ENSA Seguros foi fundada a 18de Fevereiro de 1978, na altura sob forma jurídica de U.E.E, hoje transformada em Sociedade Anónima. Durante o período de 1978 a 2000, a ENSA manteve-se numa situação de monopólio, altura em que a Assembleia Nacional aprovou a Lei Geral de Actividade Seguradora, tendo sido registada em seguida a entrada no mercado de mais seis seguradoras. A empresa tem actualmente como Presidente do Conselho de Administração Carlos Duarte, que substituiu no cargo Manuel Gonçalves.

Actualmente com uma quota de mercado de 15,49%, por outro lado, a Saham Angola Seguros é líder do mercado no segmento corporate e regista uma das maiores taxas de crescimento dos últimos anos. A segunda maior seguradora angolana tem, desde Julho do ano passado, um novo Presidente da Comissão Executiva, o costa-marfinense Philippe Alliali, em substituição de Paulo Bracons, que liderou a empresa entre 2016 e princípio de 2019.

Em 2018, a empresa emitiu 21,5 mil milhões de kwanzas em volume de prémios, ocupando uma quota de mercado de 15%. A Saham Angola Seguros é “herdeira” da GA Angola Seguros, uma das primeiras empresas privadas de seguros em Angola a operar neste mercado. Em Angola desde 2005, a Saham Angola Seguros pertence ao grupo Sanlam, com sede na África do Sul, presente em 38 países, com 85 companhias e mais de 75.000 colaboradores. A companhia alterou formalmente a sua designação social para Saham Angola Seguros em 2016.

A Fidelidade Angola reclama actualmente uma quota de mercado de 14,6% contra os anteriores 10% registado sem 2018. Em 2019, a Fidelidade Seguros emitiu prémios avaliados em mais de 22,6 mil milhões de kwanzas, contabilizados entre seguro directo e resseguro aceite. Pertencente ao grande grupo Fidelidade, líder do mercado segurador português, e que beneficia da participação do Grupo Fosun de Shanghai, a Fidelidade Angola actua nos ramos Vida e Não Vida no mercado angolano.

Tem actualmente, em Angola, mais de 260 funcionários e mais de 60 agentes exclusivos de mediação de seguros. Em 2011, a Fidelidade adquiriu uma participação maioritária no capital social da Universal Seguros, S.A., visando construir uma operação de referência nacional.

Assine a revista E&M e leia o artigo completo em www.economiaemercado.co.ao (secção Assinaturas) e na App disponível Google Play.

7
Assine a Revista Digital - Economia & MercadoAssine a Revista Digital - Economia & Mercado